Os benefícios do óleo de coco

Os benefícios do óleo de coco

Provavelmente você já ouviu falar desse óleo poderoso, que tem vários benefícios para a saúde e o corpo, o famoso óleo de coco. De fato, as vantagens são incontáveis, pois é uma das fontes mais ricas em gorduras saturadas inofensivas e que não causam problemas à saúde, quando utilizado de forma adequada e controlada.

Existem duas variedades do óleo de coco: extravirgem e refinado. Basicamente, o refinado é feito com o coco seco, enquanto o coco fresco é utilizado para a produção do extravirgem que, normalmente, é encontrado em estado líquido quando o clima está quente. Porém, em temperaturas mais baixas, próximo a 25°C, o óleo fica com um aspecto mais sólido, mais pastoso.

Mas, independente disso, ele pode proporcionar várias vantagens. Confira alguns desses benefícios e saiba por que deve utilizá-lo no dia a dia:
 

Melhora sua pele

Não há a necessidade de ingerir o óleo de coco para deixar a pele mais linda. Para você que tem a pele seca, o óleo de coco é excelente para melhorar o aspecto ressecado, pois hidrata e deixa a pele mais macia. Além disso, possui propriedades antioxidantes, que auxiliam na redução de rugas, flacidez ou traços de envelhecimento.
 

Faz bem para o cabelo

Além da pele, o óleo de coco também pode ser utilizado no cabelo. Para este tipo de aplicação, desempenha um papel preventivo e regenerativo aos cabelos danificados, além de ser um bom condicionador natural e colaborar com a proteção capilar.
 

Aumenta a imunidade do corpo

Este óleo, considerado um “alimento funcional”, em contato com o nosso organismo, mais especificamente no estômago, transforma-se em monolaurina. Para melhor entender, ao fazer este processo, ele torna-se um potente antibactericida, antifúngico e antiviral, aumentando a imunidade do corpo. Além de ser rico em vitaminas A, D, E e K, que ajudam a controlar o colesterol.
 

Combina com vários alimentos

Melhor ainda é que o óleo de coco possui um sabor neutro, que pode ser acrescentado em vários tipos de alimentos, seja na preparação ou substituição de outros óleos comuns, para cozimento ou fritura. Uma dica para utilizar o óleo de coco é no tempero das saladas e verduras, ou quando for refogar ou cozinhar algum legume, arroz, carnes, etc. Pode ser combinado também com saladas de frutas, vitaminas, sucos e até mesmo para adoçar o seu café.

Ajuda a emagrecer

O óleo de coco é um triglicerídeo de cadeia média, ou seja, é uma substância que tem uma absorção rápida e fácil, que se transforma em energia no fígado, não acumulando em forma de gordura “ruim”. Ele também acelera o metabolismo, favorecendo assim a queima de gordura.

Esses são uns dos vários benefícios que o óleo de coco pode proporcionar. E claro que, aliado a uma rotina com alimentação saudável, tudo fica ainda melhor.

Se precisar, consulte um nutricionista. Ele será essencial para lhe falar a quantidade, dar dicas e ainda indicar a melhor forma de usar o óleo de coco.